segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

História das Grandes Marcas | Coca-Cola

A bebida Coca-Cola foi desenvolvida a partir da fórmula de um remédio, calmante para tosse, dosado pelo farmacêuticoo John Styth Pemberton em 1886 em Columbus, no estado da Geórgia, EUA. Recebeu originalmente o nome de Pemberrton's Frenh Wine Coca. Ele foi inspirado pelo sucesso formidável de um produto similar europeu de Angelo Mariani chamado Vin Mariani.

A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimlante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia - país da América do Sul. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. Era vendida originalmente como remédio por cinco cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram feitas na Farmácia de Jacob na cidade de Atlanta, em 8 de maio de 1886, e pelos primeiros oito meses apenas nove bebidas eram vendidas durante o dia todo. Pemberton anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio do mesmo ano no Atlanta Journal.

A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante.

Asa Griggs Candler comprou Pemberton e seus parceiros em 1887 e começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Pela época de seu 50º aniversário, a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional americano.

A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississippi na Biedenharn Candy Company em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual atual de silhueta que as garrafas possuem. Asa Candler estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois empreendedores que propuseram a idéia foram tão persuasivos que Candler assinou um contrato dando-lhes controle total do procedimento. Porém o contrato tornar-se-ia ainda um problema por décadas para a companhia, devido aos seus termos um tanto falhos.

Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos enviaram cartas para a Coca-Cola Company, pedindo que a bebida lhes fosse fornecida. Motivada com as cartas, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados. Apesar dos custos de produção na frente de batalha serem elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos EUA. Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos e os Estados Unidos, ela acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. A popularidade da bebida aumentou bastante após a guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante. Então foi lançado um tipo de embalagem que vendia 6 garrafas de coca-cola (sixposts), a qual se tornou preferida das donas de casa americanas.
Hoje em dia, são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-Cola por segundo nos Estados Unidos. O produto é vendido em mais de 140 países.

Abaixo algumas fotos de divulgaão no estilo Pin-Up da Coca-Cola.Divirtam-se!!!!:






>>E então?Gostaram?


VÍDEO DO DIA:O vídeo do dia de hoje ainda está no clima da Coca-Cola.É um comercial ou um vídeo da coca-que não passou no Brasil(que eu saiba)É bem legal.E tem um final supriendente!:http://www.youtube.com/watch?v=vKGw_KYH63k

4 comentários:

Lore disse...

Ei Felipe, voltei rsrs! Que vc acha, será que tiraram mesmo a cocaína da Coca-Cola rsrs? Eu tenho uns amigos muito viciados em coca-cola. Naum conseguem ficar um dia sem tomar, sem mentira nenhuma! Post bem legal, a história da coca-cola é bem interessante. E sorte do dono da fábrica... Por que que eu não descubro essas coisas que dão dinheiro rsrsrs? Boa tarde Felipe, um abraço

http://myeverything.zip.net

Luis Felipe Jordão disse...

Oi Lorena!!!Bem vindo ao meu blog denovo.Valeu por comentar!!!Brigadão!

Luis Felipe Jordão disse...

e sobre o negoçio da cocaína, eu ainda tenho as minhas dúvidas!kkkkkkkkkkkkk:D

Paula Beatriz disse...

Adorei Felipe! Voce escreve mto bem, usa termos bem elaborados! mto raro escritores que utilizam seus blogs com boas informacoes, interessantes, que prendem a atencao e ainda utilizam o bom portugues!